domingo, 25 de maio de 2008

PARA FORTALECER A LUTA CONTRA O ABUSO SEXUAL INFANTIL O CPM/UBM REALIZOU ATIVIDADES EM ESCOLA DA REGIÃO NOROESTE DE GOIÂNIA


No dia 21 de maio, no período matutino, o Centro Popular da Mulher esteve na Escola Municipal São José, situada no Jardim Primavera, conversando com aproximadamente 500 alunos dividos em 3 grupos, sobre os fatores que aumentam a vulnerabilidade das crianças e adolescentes de serem expostas a algum tipo de violência sexual. Foram abordados os graus de violências e como as crianças e adolescentes devem reagir perante esses crimes.






Os alunos com faixa etária entre 8 e 12 anos, ouviram atentamente sobre seus direitos, participaram fazendo perguntas e expondo suas angústias sobre o tema. As crianças que foram identificadas como sendo vítimas de abuso sexual estarão sendo ouvidas pelas professoras da Escola e seus casos encaminhados ao Conselho Tutelar.


Se discute uma parceria entre o CPM/UBM e a Escola Municipal São José para o atendimento psicológico a essas crianças, além de assessoria jurídica quando necessário; também se discute um treinamento com todos os professores, para que estes sejam capazes de identificar, abordar e dar encaminhamento adequado às crianças expostas à violência.

Nesse mesmo dia, no período noturno, o CPM/UBM esteve nessa mesma escola conversando sobre abuso com os alunos da EAJA, porém com um outro enfoque, tendo em vista que se tratava de alunos jovens e adultos, muitos deles, sendo os pais das crianças que participaram da reunião no período matutino.




O CPM/UBM espera com essa atividade proporcionar a esta comunidade possibilidades de enfrentamento para coibir os casos de violência contra a população infantil.

Nenhum comentário: