quarta-feira, 7 de maio de 2008

Líder feminina pede ajuda contra guerra no Iraque e critica postura do governo americano


A ativista Desirée Fairooz, presidenta do Code Pink (Código Rosa), Movimento de Mulheres contra a Guerra no Iraque, quer o apoio das organizações sociais da América latina na luta de sensibilização da sociedade norte-americana. Desirée formalizou o pedido de solidariedade durante o painel “Paz e Soberania”, no Fórum Social do Mercosul em Curitiba.
“Eu vim aqui, ao Brasil, pedir-lhes ajuda e apoio. Nós não sabemos mais o que fazer. Queremos por fim a guerra e a matança. Ajude-nos, ajude-nos, por favor. Integrem ao Code Pink - Movimento das Mulheres Pela Paz.
Necessitamos de sua ajuda, seu apoio”, disse, emocionada, em breve discurso. A liderança norte-americana criticou a postura de manter tropas de ocupação no Iraque e a geopolítica expansionista adotada pelos Estados Unidos. “Não poderia ficar de braços cruzados, enquanto Bush ( presidente George Walker) e suas forças armadas continuam cometendo crimes de guerra. Atacando e matando milhares e milhares de inocentes em nome da guerra contra o terrorismo”, enfatizou.

Desirée levantou várias questões sobre a postura do governo norte-americano e com respeito ao comportamento inerte do povo americano ao episódio. “Me pergunto: Como as mães podem mandar seus filhos para o conflito matarem os filhos dos outros?”.

Sendo professora e bibliotecária, disse, “como posso continuar dando aula, seguir lendo contos para meus alunos, enquanto meu governo tem feito milhões de refugiados, milhões de viúvas e forçado, de uma maneira direta ou mesmo indireta, a prostituição, como alternativa à sobrevivência, em decorrência à políticas neoliberais do meu governo?”
IN: http://www.forumsocialdomercosul.org

Nenhum comentário: