quarta-feira, 8 de junho de 2011

Plenária de Goiás para o Congresso da UBM


O 8º Congresso da União Brasileira de Mulheres (UBM) começa na quinta, 10 e contará com a presença de cerca de 400 mulheres de todo o Brasil. Claro, que o Centro Popular da Mulher de Goiás (CPM-GO) estará presente com suas diretoras e filiadas.

Para se preparar para o Congresso, o CPM realizou uma atividade no dia 28 de maio na Câmara de Vereadores para discutir a Participação Política da Mulher e o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento. Esse é também o tema principal do congresso da UBM.

Para o debate participaram a Assessora da Mulher da prefeitura de Goiânia, Teresa Sousa, e a diretora da União Brasileira de Mulheres, Lúcia Rincón.

Participaram da mesa de abertura, a ministra do Tribunal Superior do Trabalho, Delaíde  Miranda Arantes, a secretária de Mulheres do PCdoB, Dila Resende, a diretora da União Brasileira de Mulheres, Eline Jonas, além da presidenta do Centro Popular da Mulher, Ana Carolina Barbosa.
 




 A diretora do CPM, Letícia Érica, apresentou uma bela declamação do poema A Operária em Construção, parafraseando o poema de Vinícius de Moraes. Ouso dizer que vi muitas pessoas de lágrimas nos olhos.







As falas do público presente foram acaloradas. Cada mulher levou para a discussão temas importantes e que passam quase esquecidos pela mídia e pelos detentores do poder. O protagonismo feminino, a situação dos povos originários, o corpo das mulheres, o preconceito com as mulheres no poder, em especial a presidenta Dilma Rousseff, as diferenças salariais entre os gêneros e o que a discussão sobre o feminismo, foram alguns dos pontos discutidos. 

2 comentários:

Carol disse...

a maioria de nossos núcleos participaram, foi uma pelnária representativa!

Nara Castelo disse...

Admiro como as diretoras do CPM sao dinamicas, inteligentes e capazes de representar a ala feminina com firmeza e dedicaçao. Tenho orgulho de participar de um grupo onde o principal é a uniao.