domingo, 19 de junho de 2011

Marcha das Vadias em Brasília

No sábado, dia 18, o CPM teve o prazer e a ousadia de participar da Marcha das vadias em Brasília. A Marcha é uma resposta à sociedade machista que culpa as mulheres pela violência sexual que sofrem. Nascido no Canadá, o movimento tem corrido o mundo e mulheres de vários países estão marchando para denunciar que somos vítimas e não culpadas dos estupros que sofremos todas sofremos todos os dias. O termo "vadia" é usado justamente pelos machistas para inferiorizar a mulher que tem uma conduta sexual fora dos padrões estabelecidos pela sociedade e por isso mesmo foi definido para dar o nome da marcha que no Canadá recebeu o nome de SlutWalk. "Se ser vadia é ser livre, somos todas vadias!" 


A Marcha de Brasília contou com cerca de mil pessoas que andaram pela Capital Federal entoando palavras de ordem como "Vem, vem, vem pra rua vem, contra o machismo", "1,2,3,4,5,mil qual é o problema com a puta que pariu?", "Mexeu com uma, mexeu com todas" e não faltou críticas ao CQC. "Ô CQC faça o favor, porque estupro não é humor", em referência ao "humorista" Rafinha Bastos que afirmou que mulher feia deveria agradecer o estuprador. "O corpo é meu. O que você pensa dele é problema seu."


Muitas mulheres, homens e crianças, e até cachorros estavam juntos para mostrar à sociedade brasiliense que as mulheres não vão mais aceitar serem responsabilizadas pelos crimes dos quais são vítimas. "Ensine os homens a não estuprar e não as mulheres a não temer". O humor esteve presente em todo o evento. A marcha foi animada, espontânea e feminista acima de tudo!" Respeito é sexy, machismo brocha." Somente no início do ano já foram mais de 280 casos de estupro em Brasília.


A sociedade impõe as roupas que as mulheres devem vestir. Quem sair desse padrão será chamada de vadia, puta, piranha e claro, estava pedindo para ser estuprada. E um homem que sai sem camisa na rua? O que ele quer? Ser estuprado também?


A pequena isabela, nos ombros do pai, entoava as palavras de ordem; "Mexeu com uma, mexeu com todas".

 O rapaz vestido de Jesus com a placa "Jesus ama as vadias" foi uma das figuras mais humoradas e requisitadas na marcha. 


Centro Popular da Mulher na Marcha das Vadias. Ana Carolina Barbosa, Lis lemos, Paula Rincón, Lígia e Carolina Tokarski. A Lúcia Rincón participou da concentração da Marcha e depois nos manda mais fotos.








Nenhum comentário: