segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Centro Popular da Mulher discute Planejamento Familiar com moradoras do Real Conquista

No último dia 12, o Centro Popular da Mulher, se reuniu com as moradoras do Residencial Real Conquista, como estava previsto, para discutir Planejamento Familiar. O tema foi abordado pela Advogada Ana Carolina, que apresentou a Lei Nº 9.263, que trata sobre o Planejamento Familiar. Em seguida, foram apresentados às mulheres os métodos contraceptivos, enfatizando que o SUS garante o acesso ao Planejamento Familiar através da Estratégia de Saúde da Família (ESF) .
As mulheres puderam conhecer todas as opções de contracepção disponíveis, porém foi ressaltado que somente os preservativos masculino e feminino protegem a mulher tanto de gravidez indesejada quanto das DST/Aids. As quase 30 mulheres presentes na reunião tiveram oportunidade de fazer perguntas, emitir opniões e esclarecer dúvidas sobre o assunto. Se buscou mostrar, ainda que o preservativo feminino contribui para o empoderamento das mulheres e uma maior autonomia, reforzando a capacitade de negociação com os parceiros. No final da reunião as mulheres tiveram acesso à preservativos disponibilizados pelo Centro Popular da Mulher.
O próximo encontro ficou agendado para o dia 9 de fevereiro e terá como tema principal Direitos Familiares, tema sugerido pelas participantes. Também foi agendada, uma reunião que terá como público alvo as adolescentes do Real Conquista, na qual se discutirá Adolescência e Sexualidade.

Nenhum comentário: