terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

8 de março: No ano em que se comemora o centenário do Dia Internacional da Mulher, iniciativa online visa a despenalização do aborto no Brasil


Dia 8 de março de 1857, Nova Iorque, Estados Unidos: 129 operárias morreram queimadas numa ação da polícia para conter uma manifestação numa fábrica de tecidos. Essas mulheres pediam a diminuição da jornada de trabalho de 14 para 10 horas por dia e o direito à licença-maternidade.Mais de 50 anos depois, em 1910, durante uma conferência em Copenhagen, na Dinamarca, é decidido que o 8 de março marcaria o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem às mulheres de 1857. Porém, somente no ano de 1975, através de um decreto, a data é oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Em 2010, mulheres do mundo inteiro comemoram os 100 anos do Dia Internacional da Mulher, com várias manifestações, atividades e iniciativas que têm como objetivo melhorias nos setores dos direitos, saúde e educação, além de reflexões que marcam tantos anos de luta e que tem caracterizado este dia ao longo dos tempos. No Brasil, o tema ainda é visto como um tabu por alguns segmentos da sociedade que resistem às mudanças legislativas em relação ao aborto.

Nesta ocasião o IPAS está lançando um espaço online para discussão sobre o aborto e os efeitos que a sua criminalização causa para a vida das mulheres. A idéia é desmistificar o assunto e trazer dados importantes para a reflexão sobre por que é necessária a descriminalização do aborto. O blog “Aborto em Debate” será um espaço informal com informações sobre dados de saúde pública e as leis que penalizam as mulheres no Brasil e em outros países. O blog “Aborto em Debate” contará ainda com espaço destinado a colaboradores e parceiros que desejem enviar seus textos, vídeos, arquivos em mp3, ilustrações e campanhas para serem divulgadas no site. Todo o material enviado será analisado e deverá estar em conformidade com os objetivos da iniciativa do projeto, que visa a despenalização do aborto no país.

A organização do blog conta com a sua participação na divulgação e colaboração com materiais para atualização do conteúdo. Posteriormente, será criada uma rede qualificada dos colaboradores.

PARTICIPE! DIVULGUE! FAÇA SUA PARTE





Nenhum comentário: