terça-feira, 3 de novembro de 2009

Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres





A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres foi criada pelo Centro para Liderança Global das Mulheres (Center for Womens´s Global Leadership) em 1991 e é desenvolvida atualmente em 159 países ao redor do mundo. Desenvolvida no período de 25 de novembro (Dia Internacional pela Não Violência contra as Mulheres) a 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos), incorpora outras duas datas marco: o dia 1.º de dezembro (Dia Mundial de Combate à Aids) e o dia 06 de dezembro (data do Massacre de Mulheres de Montreal, que fundamenta a Campanha Mundial do Laço Branco - e no Brasil, Dia Nacional de Luta dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres).




A partir de 2003 a Campanha 16 Dias de Ativismo ganhou maior visibilidade nacional numa iniciativa impulsionada pela Agende Ações em Gênero Cidadania e Desenvolvimento – AGENDE e que envolve parceria com: redes e articulações nacionais de mulheres (2.400 organizações) e de direitos humanos (400 organizações); órgãos governamentais do Legislativo, do Executivo e do Ministério Público Federal; empresas públicas, estatais e privadas; representações das agências das Nações Unidas no país. No Brasil, desde 2003 a Campanha começa mais cedo, no dia 20 de Novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. Essa mobilização contou, nas edições 2007 e 2008, com a promoção conjunta da AGENDE e Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República – SPM/PR, fator importante para a do sucesso da Campanha.




Atualmente, a Campanha 16 dias de Ativismo está contemplada no II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (2007) e no Pacto Nacional de Enfrentamento da Violência contra as Mulheres (2008), coordenados pela SPM/PR e implementados em 24 Estados da Federação. São ações que envolvem quatorze ministérios numa perspectiva de transversalidade da Política Nacional para Equidade de Gênero.



Como uma ação estratégica, a Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres tem um papel relevante na promoção de debate e visibilidade das várias formas de violência contra as mulheres, estimulando-se o reconhecimento de condutas aparentemente banais e corriqueiras como formas de violência e a adoção de comportamentos críticos, de resistência e de alteração dessas condutas; e assim, colaborar na prevenção e enfrentamento da violência contra as mulheres. Assim, ao sensibilizar diversos atores para a temática, incluindo tomadoras/es de decisão nas três esferas, a Campanha contribui com e para a implementação efetiva do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e do Plano Nacional de Política para as Mulheres.


Conheça mais a Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres e participe dessa mobilização nacional e mundial para o enfrentamento da violência contra as mulheres.



Fonte: http://www.agende.org.br/16dias/

Um comentário:

Carol disse...

eeeee
este blog tá bunito dimis d conta sô!!!!
e a campanha dos 16 dias promete...
tem atividades a partir do dia 20. vamos postar aqui nosso ca´lendário pra que todo mundo acomppanhe!!!!
até mais gente