domingo, 24 de fevereiro de 2008

O EMPODERAMENTO DAS MULHERES COMO CONDIÇÃO PARA ACABAR COM A VIOLÊNCIA DE GÊNERO. ( ELINE JONAS)


“...A VIOLÊNCIA É A EXPRESSÃO DA DESIGUAL DISTRIBUIÇÃO DO PODER E TEM SIDO EFICIENTE PARA OBSTACULIZAR O PLENO DESENVOLVIMENTO DOS SETORES OPRIMIDOS EM ESPECIAL DAS MULHERES...”
TRATA-SE DE UM MECANISMO SOCIAL E POLÍTICO QUE ACENTUA A SUBORDINAÇÃO ENTRE PESSOAS E ENTRE POVOS NA DISPUTA DA HEGEMONIA PELO PODER EM VIRTUDE DE SEU CARÁTER CONSTITUTIVO FUNDADO NAS RELAÇÕES DESIGUAIS TANTO ECONÔMICAS QUANTO DE CLASSE, DE GÊNERO E DE RAÇA/ETNIA.
AO ABORDAR ESTE TEMA ESTAMOS QUESTIONANDO AS RAIZES MAIS PROFUNDAS DAS DESIGUALDADES EXISTENTES NA SOCIEDADE. UMA NOVA CONSCIÊNCIA VEM SENDO CONSTRUÍDA AO LONGO DOS ÚLTIMOS TRÊS SÉCULOS COM RECHAÇOS E REAÇÕES DE HOSTILIDADE DOS QUE DETÊM O PODER E MANTÊM A ORDEM ESTABELECIDA.
A BUSCA DE UMA NOVA IDENTIDADE SOCIAL QUE REFLITA OS ANSEIOS POR UMA SOCIEDADE QUE VALORIZE A CONDIÇÃO HUMANA E QUE PERMITA A CONSTRUÇÃO DE NOVOS VALORES POLÍTICOS, SOCIAIS, ÉTICOS E MORAIS, SUPERANDO A DOMINAÇÃO SOCIAL E A OPRESSÃO ENTRE OS POVOS, QUE SE EXPRESSA NO INTERIOR DAS SOCIEDADES REFORÇANDO O PODER CONSTITUÍDO E IDENTIFICADA PELO TRAÇO DE CLASSE/RAÇA/ETNIA E NA SUBORDINAÇÃO IMPOSTA À MULHER NAS RELAÇÕES DE GÊNERO.
O REFERENCIAL DO FEMINISMO MARXISTA/EMANCIPACIONISTA COMO FILOSOFIA E AÇÃO POLÍTICA QUE TEORIZA A REALIDADE DAS MULHERES NA SOCIEDADE E FOMENTA UM AMPLO MOVIMENTO SOCIAL DE LUTA: DE CLASSE, DE GÊNERO E A ANTI-RACISTA-CONTRIBUINDO PARA AS CONQUISTAS POLÍTICAS E SOCIAIS NOS ÚLTIMOS TEMPOS. ESTA CONCEPÇÃO DESVELA AS CAUSAS DA OPRESSÃO SOCIAL HISTÓRICA E PROPÕE A RUPTURA COM AS RELAÇÕES TRADICIONAIS SUSTENTADAS PELA IDEOLOGIA QUE VALORIZA O PODER ECONÔMICO EM DETRIMENTO DOS VALORES HUMANOS, REFORÇANDO OS HOMENS COMO SERES SUPERIORES, PENSANTES E PRODUTORES E AS MULHERES COMO “O OUTRO” E, POR ISSO TRATADAS COMO SERES DE SEGUNDA CATEGORIA. ESTE FEMINISMO TEM SIDO CAPAZ DE DENUNCIAR A VIOLÊNCIA E DESENVOLVER A CONSCIÊNCIA E A BUSCA DO SABER PARA A CONQUISTA DA IGUALDADE E DA SOLIDARIEDADE, ELEMENTOS IMPORTANTES PARA SUPERAR A DESIGUALDADE SOCIAL ROMPENDO AS AMARRAS DA OPRESSÃO E DA EXPLORAÇÃO, AS QUAIS CONSTITUEM AS RAIZES DOS DIFERENTES TIPOS DE VIOLÊNCIA.
EXTRAÍDO DO LIVRO: VIOLÊNCIAS ESCULPIDAS, NOTAS PARA REFLEXÃO, AÇÃO E POLÍTICAS DE GÊNEROS. UCG-GOIÂNIA-2007.

ELINE JONAS: PRESIDENTE DA UNIÃO BRASILEIRA DE MULHERES – UBM. ORIUNDA DO CENTRO POPULAR DA MULHER-GO
DOUTORA EM SOCIOLOGIA E PROFESSORA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS – UCG.

Nenhum comentário: