quinta-feira, 19 de maio de 2011

CENTRO POPULAR DA MULHER E IFG NA LUTA CONTRA O ABUSO SEXUAL INFANTIL

O campus de Luziânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), em parceria com Centro Popular da Mulher de Goiás, promoveu nesta quarta-feira, 18 de maio, palestras para alunos e professores da Escola Municipal Dilma Roriz Medeiros (escola de aplicação da UEG) em conscientização ao Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes.


Voltada a um público-alvo de 5 a 14 anos, a Professora do campus e Diretora do CPM, Letícia Érica Ribeiro, orientou as crianças sobre como se prevenir do abuso sexual, o que fazer caso sofram e a quem recorrer. “Os professores são as pessoas mais indicadas para fazer essa atuação de prevenção com as crianças. O educador pode mudar a vida de uma pessoa por meio da conscientização”, comentou Letícia.










Cerca de 160 crianças participaram da atividade que os interagiu por meio de estórias e música. “Eu aprendi que um adulto não pode tocar no meu corpo. E que se alguma coisa acontecer, eu tenho que contar para minha mãe”, afirmou a aluna Iara Nunes da Silva, 10 anos.



Papel do educador

Outro foco foi dado aos professores da escola municipal. A psicóloga do campus, Lígia Cavalcante, deu orientações de como identificar alunos que sofrem abuso sexual, como abordá-los e quais os procedimentos a serem encaminhados. “Abuso sexual não é apenas o ato sexual em si, também é caracterizado por gestos e palavras. A criança precisa ser respeitada e tem direito à sua integridade física”, disse a psicóloga.

Para a supervisora da escola, Cecília Silva de Amorim, é fundamental que os docentes tenham noções de como agir em relação ao abuso sexual contra crianças e adolescentes. “Os professores lidam diretamente com os alunos, por isso é importante ter conhecimento sobre o assunto, saber como tratar em sala de aula para não causar transtornos e quais as providências devemos tomar caso percebamos alguma coisa”.






Coordenação de Comunicação Social / Campus de Luziânia – 19/5/2011
http://www.luziania.ifg.edu.br/index.php/component/content/article/342-ifg-no-combate-ao-abuso-sexual-contra-criancas-e-adolescentes




Nenhum comentário: