quinta-feira, 19 de maio de 2011

CENTRO POPULAR DA MULHER E IFG NA LUTA CONTRA O ABUSO SEXUAL INFANTIL

O campus de Luziânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), em parceria com Centro Popular da Mulher de Goiás, promoveu nesta quarta-feira, 18 de maio, palestras para alunos e professores da Escola Municipal Dilma Roriz Medeiros (escola de aplicação da UEG) em conscientização ao Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes.


Voltada a um público-alvo de 5 a 14 anos, a Professora do campus e Diretora do CPM, Letícia Érica Ribeiro, orientou as crianças sobre como se prevenir do abuso sexual, o que fazer caso sofram e a quem recorrer. “Os professores são as pessoas mais indicadas para fazer essa atuação de prevenção com as crianças. O educador pode mudar a vida de uma pessoa por meio da conscientização”, comentou Letícia.










Cerca de 160 crianças participaram da atividade que os interagiu por meio de estórias e música. “Eu aprendi que um adulto não pode tocar no meu corpo. E que se alguma coisa acontecer, eu tenho que contar para minha mãe”, afirmou a aluna Iara Nunes da Silva, 10 anos.



Papel do educador

Outro foco foi dado aos professores da escola municipal. A psicóloga do campus, Lígia Cavalcante, deu orientações de como identificar alunos que sofrem abuso sexual, como abordá-los e quais os procedimentos a serem encaminhados. “Abuso sexual não é apenas o ato sexual em si, também é caracterizado por gestos e palavras. A criança precisa ser respeitada e tem direito à sua integridade física”, disse a psicóloga.

Para a supervisora da escola, Cecília Silva de Amorim, é fundamental que os docentes tenham noções de como agir em relação ao abuso sexual contra crianças e adolescentes. “Os professores lidam diretamente com os alunos, por isso é importante ter conhecimento sobre o assunto, saber como tratar em sala de aula para não causar transtornos e quais as providências devemos tomar caso percebamos alguma coisa”.






Coordenação de Comunicação Social / Campus de Luziânia – 19/5/2011
http://www.luziania.ifg.edu.br/index.php/component/content/article/342-ifg-no-combate-ao-abuso-sexual-contra-criancas-e-adolescentes




CURSO ESSÊNCIA MULHER


Visite o site http://www.essenciamulher.com.br/ e conheça mais sobre esse curso preparado especialmente para você!

terça-feira, 17 de maio de 2011

8º Congresso UBM debaterá a mulher na política e o projeto nacional de desenvolvimento .

Ativistas da União Brasileira de Mulheres (UBM) de todo o país estarão participando nos dias 10, 11 e 12 de junho, na cidade de Praia Grande (São Paulo), da oitava edição do Congresso Naciona da UBM. As temáticas da luta feminista que têm de estar na pauta do congresso nacional fará partes dos debates presente neste evento que tem como tema central “A participação política da mulher e o desenvolvimento do Brasil".

Os principais objetivos do VIII Congresso Nacional da UBM são a eleição da nova direção da entidade para o triênio 2011 a 2014 e a efetivação do plano de ação para fazer avançar as metas definidas pela entidade. Também será discutido os desafios das mulheres no enfrentamento das desigualdades sociais, na participação política e o novo projeto nacional de desenvolvimento, na luta pela valorização do trabalho, nos direitos sexuais e reprodutivos, na luta contra a violência doméstica e familiar contra as mulheres, na reforma urbana e meio ambiente, na questão da cultura e na mídia, bem como as estratégias de luta e a importância da sua organização.

Para a coordenadora nacional da UBM, Elza Maria Campos, este VIII Congresso é o coroamento da trajetória de quase 23 anos da entidade na luta contra as desigualdades de gênero, na defesa das políticas públicas e na construção da corrente emancipacionista. “É um marco na efetiva busca pela ampliação dos espaços de poder em todas as organizações da sociedade, na denúncia da violência de gênero, pelos direitos sexuais e reprodutivos e, particularmente, pela garantia do trabalho como ferramenta central para a autonomia econômica da mulher”, destacou Elza.

Segundo Elza, o congresso se realiza em um momento particular e fundamental da vida do país, sobretudo, pela eleição da primeira mulher presidenta do Brasil. Mas também porque duas décadas das lutas históricas da UBM para construir um Brasil com justiça social, democracia e liberdade.

Mulher e Desenvolvimento do Brasil - A temática central do VIII Congresso será a Participação Política da Mulher e o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, e terá como subtemas: Trabalho e Autonomia Econômica, Educação Inclusiva, Não Sexista, não homofóbica, Cultura e Mídia, Reforma Urbana e Meio Ambiente e A luta contra a violência Doméstica e Familiar. Antes da realização do congresso nacional, as coordenadorias estaduais da UBM farão encontros, plenárias e/ou Congressos Estaduais, para debater o regimento do evento. As atividades serão divulgadas aqui no site da UBM.

O evento acontece nos dias 10, 11 e 12 de junho, na cidade de Praia Grande (São Paulo). As ubemistas ficarão alojadas na Colônia de Férias dos Têxteis, que comporta 290 lugares, e também nos Metalúrgicos (200 lugares).

Mais informações sobre o evento:


Comunicação da UBM: ubmulheres@ubmulheres.org.br